sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Nascimento da Filosofia Ocidental

Por volta dos séculos VI e VII antes de Cristo, surgia na Grécia Antiga o que chamamos de FILOSOFIA, ou seja, o "amor ao saber". Naquela época, a Grécia correspondia ao território que se estendia por todo o lado sul do mar Mediterrâneo, neste imenso território, especificamente na Jônia, nascera Tales de Mileto (643-546 a.C.), aquele que viria a se tornar o primeiro filósofo, é claro que Tales não foi apenas um filósofo, ele também desenvolveu teoremas matemáticos, geométricos e realizou estudos astronômicos.

No entanto, o que importa é que em tempos tão remotos nos quais a humanidade se baseava em explicações míticas sobre o universo Tales conseguiu fazer o inesperado. Era comum acreditar que os deuses tinham o domínio sobre o destino da humanidade. Já para o raciocínio filosófico esse fato tornava-se questionável, inclusive os fatos de natureza física, ou até mesmo a noção sobre a origem do cosmos.

Aliado a todo esse contexto, havia também outro fato que coincidia com o surgimento da filosofia, era a formação das Pólis, isso mesmo, aquele período foi testemunha da edificação de diversas Cidades-Estados, cada uma com política, crença, leis e modo de viver bem distintos entre si. Este ambiente foi propício para a prática do discurso (logos).

Sem essas condições não seria possível considerar que Tales inaugurou a filosofia, isso também não significa que Tales foi o único filósofo, na verdade, Tales só deu o passo inicial quando se propôs responder a pergunta fundamental da época: Qual a origem de todas as coisas e do universo?

A resposta para essa pergunta pode não ser a mais adequada, mas foi a partir da reflexão sobre a água como ARCHÉ que surgiram outros filósofos, como: Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, entre outros mais.

Porém, a ruptura entre mito e razão não foi um processo brusco e rápido, de fato a transição ocorreu de modo lento e progressivo, até porque, muitos filósofos fizeram uso do mito como meio de explicação sobre a realidade por se tratar de um instrumento eficaz de analogia.

Portanto, a filosofia não nasce do nada, ela surge do simples ato de questionar, raciocinar e discursar. Se Tales preferiu ser chamado de filósofo em vez de mestre foi porque se considerava um simples aprendiz e eterno apaixonado pelo saber. Esse tipo de postura contagiante se tornou na semente da sabedoria.

Copyright(C) 2011 por Fabiano Lima Simor.
Todos os direitos reservados.

2 comentários:

  1. A origem de todas as coisas, que Tales intuiu fosse a água, era especulada no Egito, onde Tales estudou. O papiro de Rhind há quase 5.000 anos, já continha, p. ex., o chamado Número de Phídias: 1/2°, 1/2¹, 1/2³, assim até o infinito(n), ilustra objetivamente uma tentativa de criar um modelo que lê-se o universo a partir de um logos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Tadeu, as primeiras civilizações da Antiguidade tinham um saber contemplativo surpreendente acerca da realidade.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre os textos. Ficarei contente por recebê-lo, na medida do possível responderei.

A História das Coisas

Segue abaixo um vídeo ilustrativo sobre a extração, produção, distribuição, consumo e descarte dos objetos produzidos na indústria. Ve...